segunda-feira, 21 de março de 2011

Agora é que é...


Bom dia galera...
Bom hoje não tem nenhum convidado especial, eu darei meu depoimento sobre o momento que não so eu como varias pessoas estãopassando neste momento.
Pois é acabou...deixamos de ser estudantes para sermos fisioterapeutas...agora não contamos mais com o respaldo dos nossos queridos mestres.
Apartir deste momento passamos a nos responsabilizar pelos nossos atos...
Até o momento da formatura a ficha não havia caido ainda, mas passando as festividades o chão escapa dos pés...E agora o que vou fazer da vida??? A onde vou trabalhar???? Com o que eu vou trabalhar??? Que area vou seguir??? Vou fazer pós??? Se vou vai ser em que area???
È eu sei é complicado achar respostas para todas estas perguntas...e muitas outras que surge...mas também sei que com o tempo elas vão se respondendo...e também sei que todos ja passaram por isso...
Afinal sair da faculdade e não passar por dificuldade alguma, não ter duvidas não tem graça...que história vou contar aos meus filhos??? Como vou insentivar outras pessoas a prosseguirem se pra mim tudo foi facil...
Por isso galera nunca desista...afinal ninguém disse que seria fácil...
E se vencemos tudo o que ja vencemos pq vamos desistir bem agora?!?!

Força que a gente consegue.....

sábado, 5 de março de 2011

Su Um Olhar... Dentro do Coração!

Boa noite a todos!!
É com imenso prazer que hoje vou apresentar à vcs uma pessoa tão es
pecial qto guerreira...sou sincera a dizer que são poucas as pessoas que conheço que tem a força de vontade de vencer na vida que ela tem...esta sim podemos dizer que nasceu para lutar e claro para vencer.
E é com orgulho que eu digo... que ela foi uma das pessoas responsáveis por eu me tornar uma pessoa melhor, e tenho certeza que quando a conhecerem um pouquinho da história dela vão entender o que eu estou dizendo.
Minha convidada neste sábado de carnaval é:

Nome: Suéllen Cristina Paiva Sebastião
Idade: 27 anos

Sobre vc...

P:Conte um pouquinho da sua história...
R: Bom eu nasci com distrofia muscular mas quando nasci nem os médicos sabiam direito sobre esse problema...demorei pra andar e quando comecei andava com a ponta do PE...com 6 anos operei o tendao e devido a cirurgia o nervo fico ainda mais fraco e parei de andar mas tinha uma vida ate que ’normal’ ia pra escola, fazia natação, fazia fisioterapia na APAE... tudo minha mãe que me levava no colo... aos 13 anos de idade peguei um
a pneumonia muito forte e devido a destrofia foi ainda mais grave, fui pra Unicamp afinal fazia acompanhamento medico La por causa da destrofia mas nunca passaram remédio ou falavam algo muito certo do que acontecia, enfim fiquei em coma, melhorava voltava pra casa ficava duas semanas piorava voltava pro hospital ai fizeram a traqueostomia porque cada vez que intubava devido o desvio que tenho por dentro que é como um S machucava muito e era ate perigoso romper alguma veia algo do tipo... voltei embora usando cilindro de oxigênio três semanas depois fiquei ruim de novo e voltei de novo pra Unicamp ate que constataram que eu retém gás garbono...entao devido meu pulmão de um lado ter cido presionado pelas costela(pq era pra medica ter usado um colete pra não entorta muito, ela não falou que era necessário então podemos dizer que um pouco foi culpa dela por não infor
ma o certo)... eu retinha gás garbonico e não conseguia soltar entao qdo ia pro hospital ficava no respirador eu melhorava e qdo vinha embora ficava no cilindro ai ia retendo gás garbonico...entao foi visto que eu teria que usar um respirador pra ajudar o pulmão a funcionar direito...entao ele faz a função de um pulmão digamos assim rsrs... hoje faz 14 anos que estou usando ele.

P: O que a distrofia muscular significa para vc??
R:Olha pra ser bem sincera nunca parei realmente pra pensar o q ela me significa mas sei que ela me tirou muitas coisas muitas oportunidade de viver uma vida como a maioria das pessoas...

P: Vc se sente diferente das outras pessoas???
R: Em alguns momentos e alguns lugares sim...afinal nem tudo eu posso fazer como qualquer pessoa...e me sinto sim muito diferente....mas també
m não me deixo abater por isso não.

P: Suas limitações te impedem de realizar alguma coisa???
R: Sim varias...rs de coisas simples como pentear o próprio cabelo...como andar a cavalo o que eu gostaria muito RS.... mas outras sempre digo posso ate demorar mais ou fazer de uma forma diferente dos demais mas consigo fazer também e o resultado final será o mesmo.

P: Tem alguma coisa q estas limitações te ensinaram q vc gostaria de dividir c/ outras pessoas???
R: Que todos nos precisamos de uns aos outros... e nunca desitir de fazer alguma coisa so porque vc não anda ou porque não tem braço... tentar sempre desistir antes de tentar nunca.

P: Vc já se revoltou com Deus???Pq???
R: No começo sim, afinal eu já não andava mas tinha uma vida quase ‘normal’ e depois ainda tenho que usar um aparelho pra respirar ficava me perguntando pq eu? Pq Deus tinha deixado eu viva então? Com tanta gente ai matando, roubando oq eu teria feito de errado. ..Mas hoje eu vejo que Ele me da muita força e se eu sou assim é pq Ele tem um plano pra mim e Ele me da força pra superar tudo...hoje agradeço a Ele por estar viva seja como for...mas estar Viva já é Tudo....

P: Como foi voltar a escola??
R: Nossa uma sensação de medo mas Tb de satisfação de realização... voltar a escola pra mim já era um desejo na listas dos impossíveis pra mim, mas como Deus sabe dos nossos sonhos e desejos Ele coloca as pessoas certas na hora certa e do nad
a sem saber uma pessoa me falou pq vc não volta a estudar? Aquela pergunta pra mim me deixou intrigada...pensava como? E sem eu perguntar ele respondeu tenho certeza que da certo se você realmente querer so ir atrás e tentar se não der certo pelo menos você tentou e para, mas tenho certeza que vai dar certo... e realmente coloquei na cabeça e fui...e hoje vi que não foi um ‘’bicho de sete cabeças’’ não foi tão difícil quanto eu imaginava...

Sobre sua família...

P: Sua família te super protege???
R: Em certos momentos sim... tipo sair sozinha nunca...sempr
e tem que ter alguém junto RS. Isso as vezes sufoca mas também intendo a preocupaçãoo deles.

P: Vc já sofreu algum tipo de preconceito da sua família??
R: Sim...

Sobre o preconceito...

P: As pessoas tentam te ajudar qdo vc chega no lugares??
R: Na maioria dos lugares sim...nem preciso pedir quando eles vêem que estou em alguma situação difícil sempre vem alguém ajudar.

P: Vc já passou por alguma situação onde a pessoa não quis se aproximar com medo de “pegar” a
distrofia??
R: Medo de pegar a distrofia não digo, e se teve também nem percebi RS mas medo da minha reação sim...sempre ouço isso RS ahh tinha medo de você não gostar ou não querer conversar ...sempre ouço algo assim.

P: Vc sente pessoas te olhando com diferença??
R: Algumas sim... e algumas so por curiosidade mesmo, mas nem ligo olho pra pessoa e dou um sorriso que a pessoa ou fica sem graça e sai ou acaba se aproximando e me diz que estava morrendo de vontade de falar comigo mas não sabia se poderia kkkk.

P: Vc sofreu ou sofre preconceito na escola??
R:Não, ate no momento não... todos me receberam muito bem e já que entrei na sala já foram puxando cadeira carteira pra me ajudar e no segundo dia ja se sentia o mais a vontade de ate mesmo chegar a mim e perguntar meu nome perguntar o q eu tinha...e respondia na boa. .. hoje os olhares de curiosidade já não são tantos.

P: Vc já sofreu ou sofre mto preconceito??
R: Sinceramente não...

P: Vc já sofreu preconceito de alguém q vc nunca imaginaria q tivesse esta atitude?? (algum profissional da saúde, amigo, familiar...)
R: Já de uma tia... mas hoje ela ate me da beijo e demostra carinho...

P: Já te disseram alguma coisa sobre sua limitações q te ofendeu??
R: Não...so não gosto quando chamam agente de aleijado sabe essas coisas...acho isso feio sabe.

P: Defina preconceito...
R: Sabe eu penso assim todos nos temos preconceitos por mais pequenos que sejam...ate nos deficientes temos preconceitos... muitos reclamam que não saem de casa por dificuldade que tudo é mais difícil por causa de escada essas coisas mas sabe olha ai o próprio preconceito como é que agente quer que o povo se conscientize sobre nos se os cadeirantes se ‘’trancam’’ em casa por medo por vergonha...e acaba sendo preconceituoso com sigo mesmo... temos mais é que sair sim nos mostrar pra sociedade , não pra eles terem dó de nos mas sim consciência de que nos também vivemos e que se tem uma escada porque não colocar uma rampa... já fui em lugares que tinha degrau e a pessoa me diz que nunca colocou uma rampa que seja porque nunca tinha recebido um cadeirante...ai digo ta vendo se nos convivêssemos mais nesses lugares eles lembra
riam maiss...se conscientizavam mais.

Sobre as limitações físicas...

P: Qual a maior dificuldade q vc enfrenta p/ se locomover na rua??
R: As calçadas sem lugar certo para subir e ate mesmo as que tem sempre tem um nível diferentte que acaba inclinando muito para subir ou descer.

P: Vc enfrenta alguma dificuldade qdo freqüenta locais como cinema, shopping...???
R: Sim... cinema acho que os lugares dos cadeirantes são ru
ins muito nos cantos, em show também...tem ate os lugares certos pros deficiente mas são sempre longe dos palcos e baixo quase nem da pra ver muito. Muitas lojas, lanchonetes também tem degraus...o que custava fazer uma rampa neh?

P: O q vc acha q deveria ser feito p/ melhorar a cidade p/ os cadeirantes??
R: Fazer mais rampas, mais acebilidade afinal cadeirante também é gente, também compra também come também quer se divertir.

Sobre relacionamentos...

P: Como os rapazes age diante de vc??
R: A maioria normal... eles me tratam bem...se for ver ten
ho mais amizades com homens do que mulheres ...acho que as mulheres se fecham mais do que os homens...eles não... chegam mesmo conversam pergunta como se já me conhecessem rsrs.

P: Há preconceito deles?
R: Em relação a nomarar essas coisas sim...mas em relação de amizades nãoo...

P: Qto tempo durou seu relacionamento mais longo??
R: Nunca namorei não, so tenho uma amizade colorida kkkkk uma pessoa muito especial pra mim é já dei uns beijos entende kkkkkk... mas sempre muito verdadeiro um com o outro sabe sem ilusões, sem cobranças...rs... mas um sabe tudo da vida do outro sei La acho que inventamos uma amizadenamoro kkkkkk

P: Vc já relacionou com outro cadeirante??
R: Não.

P: È mais fácil se relacionar com outros cadeirantes??
R: Hum não sei viu...nao tive essa experiência RS.

Sobre a fisioterapia na sua vida...

P: Qual a importancia da fisio na sua vida??
R: Muito importante, fundamental... porque a distrofia vai paralisando os nervos então a fisio ajuda a manter não atrofiar mais do que esta...

P: O q a fisio melhorou na sua vida??
R: Além de me ajudar nos movimentos também ajuda muito nos sentimentos afinal você acaba conhecendo gente como vc... dificuldade que outras pessoas também tem...

P: Com q idade começou a fazer fisio???
R: Comecei com 5 anos...depois parei uns dois anos e agora voltei...

P: Qual momento mais marcante q vc já viveu na fisio??
R: Fora entrar na hidro...Coisa mega simples mas jogar tipo boliche... um exercício que me fez ficar feliz comigo mesmo afinal jogar ‘’bola’’ nem sabia oq era mais RS.

P: Como foi a sensação de entrar na hidro???
R: Nossa no começo muito medo muito mesmo kkkk mas depois uma sensação de liberdade... uma sensação maravilhosa e inesquecível pra mim achei que nunca mais iria entrar numa piscina por causa da traqueostomia neh...mas esta La foi mágico emocionante.

P: E a sensação de ficar sobre a bola??
R: Muito bom... gostei muito ate falei que quero uma bola daq
uela da ate pra pular e dançar kkkk

P: Vc venceu alguma limitação com auxilio da fisio??
R: Olha o fato de entrar na hidro e na bola já foi um progresso pra mim...e adiquirir mais força a erguer as coisas com mais ‘’facilidade’’.

P: Vc se sente melhor na hidro ou no solo??
R: Olha na hidro eu ainda tenho um pouco de medo quando eu sinto confiança na pessoa que entra comigo tudo bem vou tranqüila e gostoo maiss do que no solo.

P: Defina o q a fisioterapia significa p/ vc...
R: Significa praticamente tudo pra mim, afinal com a fisio me ajuda a melhorar um pouco e não acabar perdendo os que tenho...entao é fundamental e eu gosto bastante.

Bate e volta...(responda sem pensar...)

Amizade?? Fundamental e importante pra todo ser humano....

Deus??? Tudo, com ele você tem coragem e ele sabe o seu coração...

Mãe??? Tudo também, porque depois de Deus Ela é tudo na vida esta do lado sempre em todos os momentos ruins ou bons.

Pai??? Pai engraçado acho mãe mais importante que pai RS mas importante também...

Sonhos?? Temos que ter sempre, mas também ‘’correr atras’’ lutar por eles, não apenas ficar sonhando.

Amor??? Amor maior de Mae... amor assim homem e mulher é bom mas qdo vc é correspondido RS.

Preconceito??? Horrível, odeiooo...

Superação?? Cada dia cada segundo que você vence e supera a si mesmo é uma vitoria.

Liberdade??? Nossa primeira coisa que veio a cabeça nessa palavra é correr num campo verde com muita arvores e flores... liberdade de opinião também de v
ontade de direito de estar no lugar que quiser mesmo que uma escada seja seu obstáculos...rs.

Gratidão??? Por Deus não ter desistido de mim... pela minha mãe que esteve comigo em todos os momentos.

Força??? Quando você acha que não a tem você descobre que ela esta dentro de você bastar seguir em frente e aparece uma força que nem você achava que teria.

Fisioterapeuta?? São anjos que Deus colocou aqui na terra pra nos ajudar pra nos dar carinho...agradeço a cada um que já passou e que já me
ajudou em algum momento na minha vida...essa profissão é tão fundamental como a dos médicos.

Fisioterapia???? É uma luta a cada dia...umas conquistas lenta mas vitoriosa.

Espero que tenham gostado tanto quanto eu de ter conhecido um pouco mais dessa preciosidade de pessoa que é a Su...
Pessoa batalhadora, que não desiste nunca e não é qualquer obstáculo que segura essa gata não...
E mais uma vez gostaria de agradecer a gentileza dela de participar do blog...
Su mta força, paz e saúde...que o resto a gente vai atrás e parabéns pela pessoa maravilhosa que vc é...
E para quem quiser conhecer melhor essa linda pessoa;


Bjosss e até a próxima...